Universidade de Coimbra
Considerada o ex-libris da cidade, a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas no mundo e a mais antiga de Portugal. É repleta de tradições que os alunos fazem questão de manter e por isso, é um ponto incontornável de uma visita a Coimbra. É possível conhecer o campus e as suas instalações, dando destaque à Biblioteca Joanina, à Capela de São Miguel, a Sala dos Capelos, à grande Torre e ao seu jardim botânico.
Biblioteca Joanina
A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra é deslumbrante e é também uma das mais bonitas de Portugal. Descubra mais sobre este paraíso dos livros.
Existe uma biblioteca repleta de história e que deslumbra todos os que a visitam. Trata-se da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, um espaço que reúne um tesouro literário de valor incalculável e a opulência da arquitetura e artes do início do século XVIII e que deslumbra quem a visita.
Todo o espaço convida à descoberta de novos conhecimentos. Os milhares de obras que fazem parte do espólio da biblioteca encontram-se num espaço opulento e rico em beleza e exotismo, com os tetos pintados a harmonizar com as balaustradas e estantes fabricadas com folha de ouro e madeira dos trópicos.
Sé Velha de Coimbra
É um dos marcos do estilo romântico mais importantes em Portugal. A Sé Velha lembra um pequeno castelo e é a única catedral portuguesa que se mantém intacta desde a sua construção que neste caso, foi na fase da reconquista. Aqui está sepultado o conde da cidade – D. Sesnando.
Mosteiro de Santa Cruz
O Mosteiro de Santa Cruz, localizado na baixa de Coimbra, foi fundado pela ordem de Santo Agostinho e renovado por D. Manuel l, no século XVI. O principal edifício deste mosteiro é a Igreja de Santa Cruz ou Panteão Nacional, onde se encontram sepultados os dois primeiros reis de Portugal – D. Afonso Henriques e D. Sancho l.
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Para substituir o antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, foi erguido o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, também conhecido como Convento da Rainha Santa Isabel. Para além das construções anexas, este edifício com um estilo barroco dispõe ainda de uma igreja e de um museu que é possível visitar.
Portugal dos Pequenitos
Destinado aos mais novos, o Parque Portugal dos Pequenitos é o sítio perfeito para todas as crianças se sentirem à altura (literalmente) de tudo aquilo que se destaca relativamente à presença portuguesa no mundo. Para além disto, este referencial histórico e pedagógico faz o cruzamento entre povos e aproxima culturas. Devido à minúcia e detalhes desta arte escultórica em escala reduzida, este é local que encanta qualquer idade.
Quinta das Lágrimas
O Jardim da Quinta das Lágrimas é o palco e cenário do amor trágico entre D. Pedro e D. Inês de Castro. É um jardim com diversas marcas deste amor, sendo que o elemento que mais se destaca e se considera o símbolo é a Fonte das Lágrimas. Localiza-se numa maravilhosa vista sobre a cidade de Coimbra e é um lugar de passagem obrigatória a todos os românticos e apaixonados.
Jardim da Manga
Construído no século XVI, o Jardim da Manga começou por ser um claustro do antigo Mosteiro de Santa Cruz, mas hoje é cenário de um dos postais mais bonitos da cidade. Esta obra foi construída com o intuito de ser a “fonte da vida no meio do paraíso”, ou seja, é símbolo da salvação e da vida eterna. É impossível não admirar este que é reconhecido, atualmente, por monumento nacional que conta com quase 500 anos.
Arco de Almedina
Conhecido como o Arco de Almedina, juntamente com a torre com o mesmo nome que se situa atrás deste. Porém, o seu verdadeiro nome é Porta da Barbacã que serve de entrada para a zona histórica de Coimbra. É um marco da época da ocupação islâmica que integrava a muralha da cidade que contava com dois quilómetros e comprimento.
Sé Nova de Coimbra
Localiza-se perto da Universidade de Coimbra e começou a ser construída em 1598, embora as obras se tivessem arrastado durante quase 100 anos. Foi ocupada pelos jesuítas e isso é evidente na sua arquitectura sóbria e austera.
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Foi mandado construir no século XIV por Isabel de Aragão, esposa de D. Dinis e conhecida como a “Rainha Santa”. Com a construção do novo mosteiro em 1677, foi deixado ao abandono até que, já no século XX, sofreu obras de restauro. Hoje em dia, funciona como museu ao ar livre e, no seu interior, é ainda possível observar uma exposição multimédia dedicada ao passado deste edifício.
Praça 8 de Maio
É nesta belíssima praça, no centro histórico de Coimbra, que se localizam alguns dos edifícios mais emblemáticos desta cidade: a Igreja de Santa Cruz e os Paços do Concelho. A Igreja de Santa Cruz é considerada um dos Panteões Nacionais e nela estão sepultados os dois primeiros Reis de Portugal.
Praça do Comércio
É uma das praças mais bonitas de Coimbra e aqui se encontram as igrejas de São Bartolomeu e de São Tiago. Também é possível observar o pelourinho da cidade e alguns edifícios dos séculos XVI e XVII. Neste espaço existem vários estabelecimentos comerciais, restaurantes e bares com esplanadas.
A cidade de Coimbra pode ser alcançada em cerca 45 minutos de carro da Quinta da Palmeira – Country House Retreat & Spa.